ABLAÇÃO PROSTÁTICA
com o GREEN LASER
Dentre as formas de se tratar cirurgicamente o crescimento benigno da próstata, a Ablação com o GREEN LASER se destaca por conseguir excelentes resultados e baixa complicação sem a necessidade de interrupção da anticoagulação necessária para pacientes com doenças cardiovasculares.
O que é o tratamento com Green Laser?
É um tratamento que combina a efetividade da Ressecção Transuretral da próstata clássica com alta performance no controle de complicações e sangramento.
O procedimento utiliza a energia do Laser para remover o tecido prostático aumentado e dispensa o uso de irrigação com substâncias que poderiam causar complicações ao corpo humano quando em grandes quantidades.
Essa associação de fatores permite um procedimento muito preciso e que pode ressecar uma quantidade muito grande de tecido preservando a continência urinária em uma internação hospitalar menos traumática e mais breve.
A eficiência do GREEN LASER há muitos anos está comprovada e inúmeros estudos já comparam seus resultados ao tratamento clássico com a ressecção trans-uretral que utiliza o bisturi elétrico.
Esses resultados relatam:
Resultados similares, especificamente com melhora do jato urinário e com manutenção desses resultados a longo prazo.
Menor tempo de sonda vesical no pós-operatório. Com o Laser a sonda pode ser retirada em 12 a 36 horas, ao passo que a RTU com bisturi elétrico pode demandar 48 a 52 horas.
A média de tempo de internação dos pacientes submetidos ao Green Light Laser é de 1 dia, ao passo que na RTU com bisturi elétrico, 3 dias.
Não há risco significativo de absorção de líquidos utilizados no procedimento, pois utiliza-se soro fisiológico. Na RTU com bisturi elétrico utiliza-se a água destilada que quando absorvido em grandes quantidades causa sérios problemas. Esse fato é o que limita o tempo de resseção na RTU com bisturi elétrico.
Grande controle do sangramento. Os vasos são cauterizados ao mesmo tempo em que o tecido é removido.
Como realizamos o procedimento?
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia e um pequeno aparelho é introduzido através da uretra até a próstata (não há cortes).
Por dentro deste aparelho introduzimos uma fibra que transmitirá a energia do laser até o tecido prostático que será vaporizado. Como o laser coagula ao mesmo tempo que destrói o tecido, o sangramento é muito discreto.
O tempo da cirurgia depende muito do tamanho da próstata, e pacientes com próstatas muito grandes podem precisar de mais de 2 horas de resseção. O tempo, contudo, em não causará aumento o risco de complicações como ocorrem na RTU com bisturi elétrico, pois não se água destilada durante a aplicação do Laser, mas sim soro fisiológico.
Um cateter é inserido até a bexiga, após o procedimento, instalada a irrigação vesical, para evitar a formação de coágulos e o paciente é então acordado e encaminhado para a sala de recuperação anestésica, onde permanecerá por mais uma hora até retornar ao seu quarto.
Em geral é preciso que o paciente permaneça internado por apenas uma noite, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.
Realizamos a retirada da sonda em 12 a 36 horas após o término da cirurgia. Paciente recebe alta após 2 micções espontâneas de boa qualidade. Recomendamos período de repouso em sua casa por 10 a 14 dias.
Navegue
Uma longa história
de amor à saúde
Tire suas dúvidas com nossa equipe pelo Whatsapp ou nos telefones: