Vasectomia

rocha-brito-Varicocele-imagem-interna
Varicocele é a causa mais comum de infertilidade masculina. Em 1 a cada 4 homens com alteração nos parâmetros seminais, detectamos a varicocele como fator causal. O mecanismo fisiopatológico mais provável é a elevação de temperatura do testículo devido
a estase venosa e o refluxo do sangue ao testículo. Na grande maioria das vezes o lado esquerdo é acometido.

A cirurgia melhora as taxas de gravidez espontânea e os resultados da fertilização in vitro nos casos mais graves. O tratamento cirúrgico com melhores taxas de sucesso é a cirurgia com uso de microscópio, permitindo a identificação de todas as veias que
são tratadas através de uma ligadura (amarradas) e artérias, que são preservadas, de modo que a incidência de complicações são reduzidas significativamente.

A cirurgia é feita em hospital com alta no mesmo dia e retorno às atividades normais em 3 a 5 dias. Causa pouca dor pois o corte é pequeno e o trauma cirúrgico é mínimo por se tratar de uma microcirurgia. No geral, os resultados mostram uma melhora dos
parâmetros seminais em 60% a 80% dos homens operados.