infertilidade masculina
A infertilidade masculina corresponde em até 50% das causas de infertilidade conjugal. Existem diversas doenças que levam a redução do potencial fértil. Uma história direcionada aos fatores de exposição, exame físico da bolsa testicular e o espermograma são importantes para avaliar corretamente o potencial reprodutivo masculino quando realizadas por um urologista. A varicocele é a principal causa de redução do potencial fértil dos homens, responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina primária. 10% dos homens inférteis tem azoospermia (ausência de espermatozóides no ejaculado). Nesses casos, devem-se avaliar tanto doenças que impedem a saída de espermatozóides, quanto as situações que interfiram na própria produção pelo testículo como alterações genéticas, testículos ectópicos ou disfunções hormonais. Além da presença de doenças especificamente relacionadas à fertilidade, é importante ressaltar que os hábitos de vida, pouco saudáveis, também afetam negativamente a produção de espermatozóides, tais como: tabagismo, o uso de drogas (maconha, cocaína), o uso de anabolizantes (testosterona), exercícios físicos em excesso, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má nutrição.
Navegue
Uma longa história
de amor à saúde
A clínica urológica R. Rocha Brito conta com diversos profissionais de excelência para cuidar da sua saúde urológica com atenção, alta tecnologia e muito carinho.
A clínica urológica R. Rocha Brito foi o primeiro serviço de urologia do interior de São Paulo, fundado em 1945, por Dr. Roberto Rocha Brito.
Tire suas dúvidas com nossa equipe pelo Whatsapp ou nos telefones: