Urologia em Campinas/SP

Câncer de Próstata

O câncer de próstata precoce não causa sintomas. Geralmente é suspeitado após um teste de PSA elevado e ou alteração do toque retal. Às vezes, na avaliação dos sintomas da hiperplasia prostática benigna, que incluem polaciúria, urinar mais à noite, dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo de urina, é encontrada uma suspeita concomitante do câncer.

O câncer de próstata atinge principalmente homens a partir de 50 anos de idade. Pessoas mais jovens também podem ser afetadas, mas são casos raros. O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade, mas o histórico familiar também é importante. Se um parente próximo (pai ou irmão) tem câncer, é necessário maior atenção e controle. Os riscos aumentam ainda mais quando um parente próximo tenha sido diagnosticado com câncer com idade inferior a 60 anos.

Não se sabe com segurança cientificamente comprovada como prevenir o câncer de próstata. Mas uma dieta adequada e bem balanceada associada a um estilo de vida saudável pode ser importante na proteção contra a doença.

O câncer de próstata pode ser localizado (só afeta a próstata), localmente avançado ou avançado (o câncer já se moveu para além dos limites da próstata). A escolha correta do métodos de tratamento ou qual combinação em que devem ser utilizados levam em conta o perfil do paciente e as características da doença.

Os diferentes tratamentos são:

• Vigilância ativa – caso em que o estágio do câncer é observado de perto e o tratamento iniciado somente quando e se necessário. Tem por objetivo evitar o tratamento desnecessário em homens com câncer de baixo risco.
  • Cirurgia: caso em que a próstata é totalmente removida (prostactomia radical). É usada para tratar o câncer que está contido dentro da glândula da próstata ou localmente avançado
  • Radioterapia: onde fontes de radiação são direcionadas diretamente para a próstata.
  • Hormonioterapia: utilizado para controle sistêmico da doença.
Clínica Urológica Roberto Rocha Brito

Responsável Técnico
Dr. Roberto Rocha Brito Bresler
CRM 65.401