Doença de Peyronie

rocha-brito-doença-de-peyrone-imagem-interna
Trata-se de uma curvatura peniana adquirida geralmente por microtraumas que ocorrem durante o ato sexual. A doença é caracterizada por uma fibrose ou cicatriz da túnica albugínea, tecido que envolve o corpo cavernoso do pênis. Com o passar do tempo esta cicatriz (placa) faz com que o tecido do pênis tenha menor elasticidade, o que por sua vez resulta em uma deformidade peniana observada durante a ereção. Esta deformidade pode evoluir para uma grave curvatura do pênis, tornando as relações sexuais muito difíceis ou até mesmo impossível.

Na maioria dos casos, o homem irá notar um nódulo superficial e/ou o pênis apresenta uma tortuosidade quando ereto. Além disso, pode apresentar dor peniana, disfunção erétil, encurtamento ou estreitamento do pênis. O tratamento clínico com medicações têm sucesso em curvaturas leves ou para controle da dor quando presente. A cirurgia é indicada quando a curvatura do pênis dificulta as relações sexuais.

  • Plicatura: sutura da túnica albugínea do lado do pênis oposto à placa, o que ajuda a endireitar o pênis. Vantagens: cirurgia baixa complexidade , utilizada em curvaturas menores. Desvantagens: pode levar a um encurtamento peniano.
  • Enxerto: remoção da placa e colocação de um enxerto em seu lugar. Normalmente indicamos para pacientes com curvatura superior a 60 graus. Este procedimento pode endireitar o pênis e restaurar o comprimento perdido com a doença de Peyronie. Utilizamos um enxerto de pericárdio bovino ou tachosil (patch selante de fibrina).
  • Implante de Prótese Peniana: Os implantes do pênis podem ser considerados se um homem tiver a doença de Peyronie e disfunção erétil grave ou quando a curvatura for muito acentuada e o paciente tiver receio de perda do comprimento peniano. Em alguns casos, um implante sozinho irá endireitar o pênis adequadamente. Se o implante sozinho não endireitar o pénis, podemos combinar o implante com a modelagem ou enxerto.

Uma longa história
de amor à saúde

A clínica urológica R. Rocha Brito conta com diversos profissionais de excelência para cuidar da sua saúde urológica com atenção, alta tecnologia e muito carinho.
Imagem Equipe
A clínica urológica R. Rocha Brito foi o primeiro serviço de urologia do interior de São Paulo, fundado em 1945, por Dr. Roberto Rocha Brito.

Tire suas dúvidas com nossa equipe pelo Whatsapp ou nos telefones:

(19) 3231-3000 | (19) 9 9733-7904