
A prostatectomia radical para o câncer da próstata localizado inclui a retirada de toda a glândula, as vesículas seminais e gânglios linfáticos, quando indicado.
A próstata é uma glândula bastante vascularizada, portanto, a dissecção deve ser feita com muito cuidado. mesmo assim, em 10% dos casos, há indicação de transfusão sanguínea.
A via de acesso para cirurgia aberta pode ser
retropúbica ou perineal. A glândula, após ser dissecada, é seccionada junto à uretra e à bexiga, afastada do reto em sua porção posterior e retirada em conjunto com as vesículas seminais. È realizado uma anastomose entre a bexiga e a uretra mantendo-se uma sonda uretral no pós operatório por um período médio de 10 dias. Após a retirada da sonda avalia-se o controle miccional, podendo-se ter um período de melhora no decorrer dos próximos 6 meses caso haja um pouco de perda urinária.
Normalmente, realizamos a preservação dos feixes vásculo-nervosos que correm na face póstero-lateral da próstata; procurando preservar a ereção peniana. Em casos de tumos pr´statido mais extenso esta preservação não é realizada pelo risco de ressecção incompleta do tumor, levando a uma recuperação da ereção num período mais prolongado. Os resultados oncológicos são semelhantes nessa técnica e na técnica laparoscópica/robótica.
Os resultados oncológicos são semelhantes nesta técnica e na laparoscópica/robótica.