Urologia em Campinas/SP

Laser de Próstata

LASER-DE-PROSTATA-INTERNA

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o aumento da glândula prostática,   sendo o tumor benigno mais comum entre os homens. Os sintomas da HBP vão desde dificuldade para urinar com diminuição do jato urinário até quadros extremos de retenção urinária. As técnicas de tratamento cirúrgico que utilizam a energia laser constituem uma das grandes inovações recentes para o tratamento da HBP. Realizamos a técnica com o “Greenlight” (“luz verde”, dada a cor do feixe do laser). GreenLight ™ Laser Therapy é uma opção de tratamento minimamente invasivo que combina a eficácia do procedimento cirúrgico tradicional, conhecido como ressecção transuretral da próstata (RTU), com menos efeitos colaterais.  A cirurgia é realizada através da uretra, ou seja, sem qualquer incisão da pele. A fibra de laser é introduzida através de um instrumento acoplado a uma câmera de vídeo que permite a visualização do procedimento. O laser então é direcionado para o tecido prostático, que vai sendo literalmente vaporizado.  A técnica apresenta um mínimo risco de sangramento porque, ao mesmo tempo em que vaporiza a próstata, ele realiza a cauterização dos vasos sanguíneos, evitando sangramento durante todo o procedimento. O tratamento com o Green Light representa um avanço também para os pacientes que fazem uso de drogas anticoagulantes ou acido acetilsalicílico, como os cardiopatas, e normalmente não há a necessidade de se suspender o uso do medicamento para a realização da cirurgia devido ao baixo sangramento por este método. Também possibilita um menor risco intraoperatório e uma melhor eficácia no tratamento de próstatas maiores. O hospital Vera Cruz, em conjunto com a Clínica Urológica Roberto Rocha Brito, disponibiliza para os pacientes o mais moderno aparelho de emissão do Green Light Laser que é o modelo XPS, podendo atingir uma potência de no máximo 180W, otimizando ainda mais os benefícios já citados. Com o menor risco de sangramento procedimentos que são imprescindíveis após uma cirurgia de ressecção de próstata por via convencional, como a lavagem contínua da bexiga, muitas vezes não são necessários após este tipo de intervenção. Resumindo; os benefícios com a utilização do laser são: alívio imediato dos sintomas prostáticos, melhora do fluxo urinário, menor risco de sangramento no intra e no pós operatório e recuperação cirúrgica mais rápida. Hoje temos na Clínica Urológica Roberto Rocha Brito a maior experiência do Brasil neste método com mais de 500 pacientes operados.

Clínica Urológica Roberto Rocha Brito

Responsável Técnico
Dr. Roberto Rocha Brito Bresler
CRM 65.401