CIRURGIA ROBÓTICA

rocha-brito-Cirurgia-Robótica imagem-interna
A cirurgia robótica é a opção terapêutica mais avançada para determinadas patologias. É considerada a 3ª geração cirúrgica (2ª = laparoscópica e 1ª = aberta/convencional).

Na cirurgia robótica, o cirurgião determina os pontos de acessos laparoscópicos. Através de pequenas incisões, as menores possíveis, e confecção de pneumoperitônio, inserem-se a câmera e as pinças robóticas no corpo do paciente.

O médico cirurgião possui uma visão ampla e de qualidade para realizar todo o procedimento cirúrgico. Além disso, o robô é dotado de 4 braços (3 braços com pinças e um para a câmera) que reproduzem os movimentos do cirurgião de forma delicada e precisa, com filtração de vibrações e tremores.

As vantagens em relação à cirurgia convencional (aberta) são muitas! Entre as principais, é possível citar que a cirurgia robótica é menos invasiva, com pequenas incisões, o cirurgião tem visão ampliada, taxas inferiores de sangramentos, dores ou risco de infecção pós-operatória. A recuperação do paciente é mais rápida e é necessário um menor tempo de internação.

Já em comparação à cirurgia laparoscópica pura, os benefícios da cirurgia robótica incluem mais precisão em lugares de difícil acesso, melhor ergonomia do cirurgião (o que é excelente para a manutenção da precisão do cirurgião em procedimentos longos e delicados) e a visão tridimensional (3D) com aumento de até 15x da imagem.

As pinças robóticas apresentas articulações semelhantes aos punhos humanos. Portanto, a manipulação dos braços do robô pelo cirurgião permite ângulos de movimentos muito mais acentuados em relação a laparoscopia pura, o que significa melhora da qualidade de dissecção dos tecidos em menor tempo e, assim, resultado final superior na cirurgia.

Todos os movimentos realizados na cirurgia robótica são desempenhados pelo cirurgião que está no comando através do console. Caso o médico tire o rosto da tela de controle, o robô para de maneira automática, o que garante segurança ao procedimento.

A cirurgia robótica tem várias indicações na Urologia, entre as principais, estão os procedimentos de próstata e de rim. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, as cirurgias para Câncer de Próstata e Rim são as principais escolhas.

Esta é a técnica cirúrgica que realizamos para tais patologias urológicas. Na nossa experiência prática percebemos que, nas cirurgias para Tumores Renais, o aparelho robótico nos permite maior chance de retirada dos nódulos renais e preservação do órgão, nos casos específicos. Já na prostatectomia radical, para Tratamento do Câncer de Próstata, além de todos os benefícios já citados, verificamos recuperação mais rápida da continência urinária e melhor preservação dos feixes vasculonervosos, que passam junto a próstata, responsáveis pela ereção.

Uma longa história
de amor à saúde

A clínica urológica R. Rocha Brito conta com diversos profissionais de excelência para cuidar da sua saúde urológica com atenção, alta tecnologia e muito carinho.
Imagem Equipe
A clínica urológica R. Rocha Brito foi o primeiro serviço de urologia do interior de São Paulo, fundado em 1945, por Dr. Roberto Rocha Brito.

Tire suas dúvidas com nossa equipe pelo Whatsapp ou nos telefones:

(19) 3231-3000 | (19) 9 9733-7904