CÂNCER DE TESTÍCULO

rocha-brito-cancer-de-testiculo-imagem-interna
O câncer de testículo corresponde a 5% do total de neoplasias masculinas. Atinge, principalmente, homens entre 15 e 50 anos. O componente genético, neoplasia contralateral prévia e criptorquidia são os principais fatores de risco da doença. O diagnóstico é dado por aumento do volume testicular ou percepção de nódulo endurecidos em testículos, na maioria das vezes indolor.

Esta neoplasia, que tem característica agressiva com rápida proliferação, por ter frequentemente comportamento indolor ou ser confundido e tratado de forma inicial como inflamação testicular (orquiepididimite), com frequência apresenta lesões metastáticas no diagnóstico. Este, é inicialmente realizado com exame de imagem testicular (ultrassonografia), associada a marcadores tumorais. Confirmando as alterações, exames de imagem abdominais e torácicos são necessários.

O tratamento inicial é cirúrgico, através da retirada do testículo por via inguinal (orquiectomia). Tratamentos posteriores como radioterapia e quimioterapia podem ser necessários. Cirurgia de linfadenectomia (remoção de metástases linfonodais abdominais) tem suas indicações específicas. É um tipo de neoplasia que, apesar de agressiva, tem elevado índice de cura.